Cientes de seu papel social na comunidade onde atua, a GBT S/A busca desenvolver ações que contribuam positivamente para o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente nas localidades onde está instalada.
Área Verde
Na construção do Data Center, buscou-se utilizar somente plantas típicas do cerrado, devido à proximidade do Parque Nacional de Brasília.
Para a edificação, foi utilizado grama esmeralda para cobertura facial do solo, contemplando uma área de 18.000 m² e plantado mais de 300 árvores, dentre elas Ipê Branco, Amarelo e Roxo, Pau Ferro, Palmeiras e Jatobá, toda irrigada por processo mecânico.
Devido a construção do Complexo Datacenter, a GBT S.A. fez a compensação ambiental plantando 1.570 árvores do Bioma Cerrado, no início do Lago Norte -DF, área designada pelo IBRAM, com a responsabilidade de cultivar estas árvores pelo período de 2 anos.
Descarte apropriado de resíduos
Todos os subprodutos oriundos da troca de óleo dos motores geradores, bem como a troca de líquido de arrefecimento e miscelâneas contaminadas provenientes da limpeza dos equipamentos são descartados e recolhidos por empresas cadastradas em órgãos ambientais. Após a retirada é emitido um Manifesto de Carga e Transporte de Resíduo MCR/MTR – Simplificado.
Após a coleta, é fornecido a GBT S.A o certificado IDREI - Informativo de Destinação Final de Resíduo e Efluente Industrial, que tem a finalidade de certifica a conclusão devida dos resíduos.
Coleta Seletiva
A GBT S.A realiza a separação do lixo produzido no Data Center confinando-os em container de 1 m³. Os containers são diferenciados por cores onde são depositados resíduos de plástico, papel, metal, vidro e orgânicos.
A coleta é realizada por empresa do Governo do Distrito Federal em dias alternados da semana.