Bem vindos ao nosso website

Atendimento

55 61 3433-0073

Funcionamento

24x7x365

E-mail

gbtsa@gbtsa.com.br

DATACENTERS PRECISAM BUSCAR NOVAS FONTES DE ENERGIA, ALERTA ESPECIALISTA

Tendência de menor oferta de matrizes tradicionais, como a hidrelétrica, deve motivar a busca por alternativas como termoelétricas e sistemas de cogeração, analisa diretor da DatacenterDynamics

Os datacenters precisarão, cada vez mais, recorrer a fontes alternativas para o fornecimento de energia, a fim de diminuir a dependência de matrizes convencionais, como a energia gerada por usinas hidrelétricas. A análise é do especialista José Monteiro, Diretor de Conteúdo da DatacenterDynamics, provedora global de conteúdos e informações sobre o mercado de centros de dados.

Para Monteiro, entre as opções a serem consideradas estão a implantação de centrais termoelétricas ou de sistemas de cogeração (que aproveitam o potencial energético de outras fontes, como o gás natural). O especialista explica que a necessidade de buscar novas soluções para atender à demanda energética de datacenters é gerada, entre outros fatores, pela tendência de redução no potencial de oferta de fontes que dependem da água, como as usinas hidrelétricas.

O especialista da DatacenterDynamics acrescenta ainda que a atenção à eficiência energética precisa estar mais presente no dia a dia dos responsáveis pela operação de centros de dados, que chegam a comprometer 44% de seu orçamento com eletricidade e resfriamento da estrutura. “Uma vez que estes custos sejam lidos e computados dentro dos custos totais relacionados com a operação do negócio, isso vai, por um lado, conduzir a que a eficiência energética se torne a preocupação máxima dos gestores dessas infraestruturas”, explica Monteiro.

O diretor lembra que as principais multinacionais da área de Informática – Yahoo, Facebook, Google e Amazon – são exemplos de empresas que estão na “linha de frente” em termos de datacenters que aliam eficiência energética e redução de consumo. Essas e outras questões, inclusive, serão objeto de debates durante a primeira Brasil Datacenter Week, evento que será realizado de 9 a 13 de novembro, em São Paulo.


Fonte: MaxpressNet